Escola Madre Serafina Bissaquil

Nós, Irmãs da Comunidade Madre Serafina, na busca de ajudar as mulheres da tabanca na sua sobrevivência trabalhamos a costura e confecção de bolsas, para que elas possam vender, bem como consertar suas próprias roupas. Damos acompanhamento ao Grupo Família da paróquia Santo Antônio de Safim e Comunidade Santo Agostinho em Háfia, com orientação de retiros, palestras, organização e reestruturação dos grupos nas comunidades – tabancas e na sede da Paróquia. Algumas solicitações são feitas pela Paróquia à nós Irmãs, como por exemplo: orientação de retiro e palestras para jovens e adolescentes.

Como comunidade de formação, fazemos o acompanhamento de nossas aspirantes e das jovens vocacionadas. Também contribuímos com a formação das postulantes e junioristas da Diocese de Bissau, com a formação bíblica para as postulantes e alguns temas para o encontro de junioristas. Atuamos também nas pastorais das Comunidades Santo Agostinho e São Gaspar: pré-adolescentes, Grupo Família, pastoral vocacional e catequese.

Toda a comunidade atua na Escola Madre Serafina: Ir. Eliana na direção e assumindo algumas aulas de inglês, Ir. Ricarnilda na cantina escolar, Fatima, aspirante, nos serviços gerais e Ir. Ana Lúcia na cantina e ministrando algumas aulas de Cultura Religiosa. A comunidade faz visitas às famílias da tabanca, família de alunas, e das formandas e Irmãs da nossa congregação.

Temos a graça de termos missa na nossa casa nas segundas e quartas feiras, aos sábados e domingos na comunidade São Gaspar. Quando necessário e possível, socorremos algumas pessoas da tabanca levando-as ao hospital ou intermediando com os médicos para atendimento gratuito, e com medicamentos que às vezes ganhamos. Pelo fato de muitas pessoas não terem água em suas casas, oferecemos água às famílias vizinhas. Buscamos sempre estar atentas às situações e realidades da tabanca e diocese para participar de acordo com as nossas possibilidades, nos fazendo solidárias, especialmente nos momentos de dificuldade das famílias que residem em nossa tabanca.
Por tudo isso, rendemos graças ao Senhor!